quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Consumo x Consumismo

Neste início de um ano sem compras, fico me perguntando a real necessidade do consumismo.
Para uma sociedade plenamente capitalista, consumir passa a ser forma de afirmação. (oh!!!) sim, porque quem compra uma bolsinha LV não precisa somente de uma bolsa e sim dizer: "Ei, eu tenho R$3.000,00 para pagar em uma bolsa..." Assim como quem compra a réplica (sim meu bem, não consumimos cópias e sim réplicas) também quer dizer algo, diga-se do tipo "meu benhê eu queria ter R$3.000,00 para pagar em uma bolsa."
                                            
Calma, calma minha gente não é nada contra ter uma LV, acho divinas, gostaria também e tenho uma de brechó, original que custou R$30,00 e comprei por ser uma LV (será que queria dizer "ei... eu tenho R$3 mil para gastar !") 
Futilidades a parte, não é só isso, fazemos isso o tempo todo, consumindo marcas, padrões e outros.

Com essa história de não consumir mais estou tendo a oportunidade de rever conceitos e identificar necessidades.
Comprar é bom e eu gosto, mas só daqui 1 ano...
Beijos, Cris


4 comentários:

  1. Acho que quando preço mais alto = qualidade, a marca faz sentido, mas quando marca = status, independentemente da qualidade e da durabilidade e o preço é estratosférico, aí a gente está só sucumbindo a um nome, querendo um "passaporte" para ser reconhecido como alguém que tem 3.000 pra comprar a bolsa...

    ResponderExcluir
  2. Oie, Cris!
    Encontrei você no blog da Marina, e vim conhecer - também estou no mesmo desafio, comecei em maio e sigo firme até aqui...
    =)
    Embora já se vá quase um mês do seu início, ainda é tempo de dizer: bem vinda a um ano sabático! E o melhor, menina, você vai perceber que já descobriu logo no começo: "a oportunidade de rever conceitos e descobrir necessidades...". Assim, a gente vai se "aprendendo", se conhecendo, e (re)descobrindo nossas reais necessidades.
    Não esmoreça!!!
    =)
    Bj,
    Lu

    ResponderExcluir
  3. É isso ai Cris mais cuidado p não estrapolar quando vc sair deste retiro em. rsrsrs
    Brincadeira! Com certeza com os aprendizados que vc vai levar desta experiencia a qualidade da sua forma de consumir vai melhorar muito. Bjão

    ResponderExcluir
  4. Estou estudando sobre esse assunto na escola. Realmente. Acho que consumismo é uma doença. Mais involuntariamente nós somos consumistas, querendo, ou não. Vivemos numa sociedade onde temos que ter muito, pra sermos aceitos. As pessoas julgam pela aparência, e não pelo caráter. E acaba que nós ficamos tão ''malucos'' ou até mesmo ''envergonhados'' que nos afogamos nas coisas mais caras para poder a sociedade nos aceitar de certa forma. E quem disse que coisas ''caras'' tem boa qualidade? Sim, qualidade tem, alguns ÓTIMAS, já outras, só pagamos pela beleza, mais durar que é bom nada. Enquanto outras, de um preço mais em conta, tem uma qualidade maravilhosa, e que duram muito. Enfim, acho que nós temos que refletir, pois á muita coisa no mundo a ser resolvida, e estamos aí, gastando mais e mais com coisas desnecessárias, enquanto muitos estão no meio da rua, sem casa, comida, roupa, água, ABSOLUTAMENTE NADA. É sociedade, em que mundo vivemos!?

    ResponderExcluir